Educação Continuada, permanente e serviço
São Paulo
EDUCAÇÃO CONTINUADA, PERMANENTE E EM SERVIÇO
São Paulo
2014
Sumario
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
Introdução
A Educação é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária á existência e ao funcionamento de toda a sociedade, portanto esta precisa cuidar da formação de seus indivíduos, auxiliando – os no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais e prepara-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Apesar disso, a educação não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também é o processo para prover os sujeitos do conhecimento e das experiências culturais, científicas, morais e adaptativas que os tornam aptos a atuar no meio social, mundial e planetário, ou seja, ela depende da união dos saberes.
Ao relacionar essa concepção de educação com a profissão de enfermagem, considerada também como pratica social, compreende-se que, em todas as ações de enfermagem, estão inseridas ações educativas. Assim sendo, há necessidade de promover efetivas oportunidades de ensino, fundamentadas na conscientização do valor da educação como meio de crescimento dos profissionais da enfermagem, bem como o reconhecimento deles pela função educativa no desenvolvimento do processo de trabalho, pois para estes do conhecimento é um valor necessário do agir cotidiano e embasa as suas ações.
Nesse horizonte, cabe reafirmar que, no contexto da prática e do desenvolvimento profissional, a questão educativa pode ser percebida em diferentes vertentes e situações e situações tais como: educação permanente, educação continuada e educação em serviço. O interesse em entender como os termos são percebidos pelos enfermeiros origina-se do pressuposto que estes compreendem educação permanente como responsabilidade da instituição empregatícia e que as ações de educação continuada e em serviço são