EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.
TEMA DA AULA:
HISTÓRIA DO TRABALHO
Início de conversa
Para você, trabalho e emprego são sinônimos?
Preliminares
A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fosse a mesma coisa, não são.
Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes.
O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas.
Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.
Trabalho
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.
Emprego
É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho.
É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.
Breve história do trabalho
No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver (acepção bíblica). A necessidade de comer e de se abrigar era que determinava a necessidade de trabalhar.
O avanço da agricultura, de seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho.
Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizada - escravo.
. Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que