ORT - Organização Racional do Trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE
LÚCIA LORENA MONTEIRO GOMES
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO
BELÉM 2013
CONCEITOS
ORGANIZAÇÃO:
Em geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, e na união de pessoas, idéias, ideologias, e recursos para atingir objetivos. Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente, visando uma finalidade coletiva. Portanto, isso envolve divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
SISTEMAS:
Sistema é um objeto ou situação que tem a capacidade de manter certo grau de organização em face de mudanças internas ou externas, composto por um conjunto de elementos, em interação, segundo determinadas leis, para atingir um objetivo específico.
A Teoria Geral de Sistemas começou em meados do século XX, com os estudos do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy. É considerada como uma metateoria (teoria de teorias) que parte do conceito abstrato de sistema para encontrar regras de valor geral. Essa é uma definição tão abrangente que pode ser usada em uma grande variedade de contextos, como por exemplo: sistema econômico, sistema computacional, sistema solar etc.
MÉTODOS: Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se