EDUCAÇÃO PARA A PAZ NAS AULAS DE MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho representa os resultados parciais de um projeto de pesquisa de dissertação, no qual apresento uma proposta que relaciona a Matemática com a Educação para a Paz e a Educação em Valores Humanos buscando como resultado uma melhor aprendizagem de conteúdos de Matemática e uma conscientização crítica dos alunos em relação a todos os tipos de violência que estamos expostos. Com isto, tenho como objetivo pesquisar de que forma a Educação Matemática contribui para a Educação para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos, tais como: respeito, amor, verdade, justiça.
Na busca de efetivação desta proposta, identifico e proponho atividades que contextualizem os valores humanos a serem trabalhados nas aulas de Matemática, realizando estas atividades em sala de aula, fazendo sempre uma análise crítica com os alunos, analisando e validando estas atividades e verificando como as atividades relacionadas à Educação para a Paz repercutem no aprendizado do aluno e no seu relacionamento com os outros.
Desta maneira, em um primeiro momento farei a contextualização do tema, identificando de que maneira surgiu a idéia de iniciar esta pesquisa, algumas atividades e experiências vividas e alguns obstáculos enfrentados ao longo deste caminho.
Logo após, serão apresentados autores que trabalham com o tema Educação para a Paz e para Valores Humanos destacando a importância deste tema e um pouco do seu surgimento. Fiz uma busca de tendências na área da Matemática que pudessem me ajudar a identificar a presença da Educação para a Paz na Educação Matemática. Identifiquei, então, a Etnomatemática como suporte principal, com a qual faço a relação, ainda no referencial teórico. Para finalizar, apresento as atividades realizadas em sala de aula, com seus respectivos resultados, além de algumas considerações finais a respeito do trabalho desenvolvido até o momento.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO
Trabalho com alunos