CIMENTO
Cimento é um material pulverulento que quando entra em contato com água produz uma reação exotérmica cristalizando-se e ganhando, assim, resistência mecânica. A palavra cimento é originada da palavra CAEMENTU, que em latim designava espécie de pedra natural de rochedos.
Cimento Portland é um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer. O adjetivo hidráulico se refere à capacidade do cimento se consolidar (enrijecer e manter um formato) e endurecer na presença de água.
O que é clínquer?
Clínquer Portland é definido pela NBR 11578/91 como "produto constituído em sua maior parte de silicatos de cálcio com propriedades hidráulicas."
Como se faz cimento?
1. Principais matérias primas:
• Calcários -Constituídos basicamente de carbonatos de cálcio.
• Argilas -Silicatos complexos contendo alumínio e ferro como cátions principais.
• Gesso-Gipsita é um diidrato do sulfato de cálcio (CaSO4.2H2O).
2. Processo de Produção:
3. Importância
O cimento, enquanto produto aditivo base do concreto, é considerado o material de maior consumo (volume), depois da água. É classificado como commodity, possui baixa relação preço/peso.
No plano internacional, o Brasil ocupa a 5º posição no ranking de países produtores (51,4 Mt), abaixo da China (1,3 Bt), Índia (165,9 Mt) e Rússia (60,4 Mt).
Impactos Ambientais e agravos à saúde humana
Segundo a ISO 14001 "impacto ambiental é qualquer alteração do meio ambiente adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização."
O processo produtivo do cimento tem sido apontado como gerador de impactos tanto ambientais, como sociais. Impactos relacionados com as comunidades no entorno das fábricas eram corriqueiros e alguns deles causavam conflitos com seus habitantes, tanto por gerarem problemas no meio natural como por questões relacionadas à saúde humana, tais como: contaminações no ar, na água ou no solo. Atualmente, nem todas as fá- bricas de cimento são