Cimento
Aglomerante
Um aglomerante ou ligante é um material que tem a finalidade a aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando desta forma a resistência do material resultante. Um aglomerante, em contato com água forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material. Ao juntar areia a essa pasta forma-se uma argamassa que depois de fazer presa se torna rígida e resistente. Se à argamassa se juntar brita está-se perante um material chamado "concreto" ou "betão".
Cimento
O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico.
Composição do cimento e tipos de cimento.
O Cimento é composto de clínquer e de adições que distinguem os diversos tipos existentes, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas a cada um. As adições também são ou não utilizadas em função de suas distribuições geográficas.
Cimento
Tipo
Clínquer + Gesso
(%)
Escória
Siderúrgica
(%)
Material
Pozolânico
(%)
Calcário
(%)
CP I
Comum
100
-
-
-
CP I – S
Comum
95-99
1-5
1-5
1-5
CP II – E
Composto
56-94
6-34
-
0-10
CP II – Z
Composto
76-94
-
6-14
0-10
CP II – F
Composto
90-94
-
-
6-10
CP III
Alto-forno
25-65
35-70
-
0-5
CP IV
Pozolânico
45-85
-
15-50
0-5
CP V - ARI
Alta resistência inicial
95-100
-
0-5
Clínquer
O clínquer é o principal item na composição de cimentos portland, sendo a fonte de Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2. Estes compostos trazem acentuada característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação.
A produção do clínquer é o núcleo do processo de fabricação de cimento, sendo a etapa mais