CIMENTO
CURSO: GESTÃO AMBIENTAL
NOME AQUI
PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CIMENTO
Cidade
2015
NOME AQUI
PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CIMENTO
Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio Grupal da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, , com o objetivo de obtenção de conceito.
Cidade
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 8
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................. 9
1. INTRODUÇÃO
A história do cimento inicia-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica.
O cimento é uma das matérias-primas mais utilizadas na construção civil e, não obstante, uma das grandes fontes de contaminação.
Através deste trabalho, objetivamos a divulgação de um material que destaque as propriedades, os impactos ambientais e os meios de contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade por meio deste produto.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo a ISO 14001 “impacto ambiental é qualquer alteração do meio ambiente adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização”.
De acordo com a mesma fonte aspecto ambiental “é um elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente”.
A indústria cimenteira é fonte poluidora e por sua vez geradora de impactos à saúde. Seus impactos no