cimento
O processo produtivo do cimento tem sido apontado como gerador de impactos tanto ambientais, como sociais, Impactos relacionados com as comunidades, no entorno das fábricas eram corriqueiros, e alguns deles causavam conflitos com seus habitantes, tanto por gerarem problemas no meio natural como por questões relacionadas à saúde humana, tais como: contaminação do ar, na água ou no solo. Atualmente, nem todas as fábricas de cimento são problemáticas, já que parte delas vem cada vez mais se comportando de forma a atender legislações, buscando uma maior responsabilidade socioambiental. A busca de materiais alternativos para construção civil, de menor impacto ambiental, tem sido o objetivo de diversos trabalhos científicos, com o intuito de minimizar a exploração de recursos naturais como (argilas, calcário, areia, basalto, granito,entre outros), e evitar emissão de gases de efeito estufa produzido peles grandes industrias de cimento.
2 OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho, é basicamente mostrar estudos, e expondo conceitos conhecidos por nós acadêmicos.
Nesse relatório vamos estudar sobre cimento Portland tradicional na construção civil e que apresenta forte impacto ambiental, pois utiliza matérias-primas como argila e calcário (para a produção do clínquer); que emite altas quantidades de CO2 e outros gases para atmosfera .
3 DESENVOLVIMENTO
Uma das pesquisas estuda a obtenção de cimento de baixo impacto, obtidos pelo álcali-ativação de cinzas volantes. As cinzas volantes são resíduos gerados nas indústrias termelétricas, a partir da queima de carvão mineral, para a geração de energia elétrica. Este resíduo já é utilizado na indústria da construção civil, normalmente como adição ao cimento Portland. A diferença é que para obtenção dos cimentos álcali-ativado, utiliza- se 100% de cinzas volantes, não sendo necessária a presença de clínquer (matéria-prima do cimento Portland tradicional na