Técnicas de Apresentação
Respiração – tranquilize-se
O primeiro passo para uma boa apresentação é estar tranquilo. A respiração pode ser uma aliada fundamental para o instrutor. Para controlar a ansiedade, antes de iniciar a apresentação é importante fazer a respiração abdominal – pelo menos três vezes – com o objetivo de oxigenar o cérebro. Estar calmo perante a plateia faz com que o instrutor transmita segurança a quem assiste à palestra. Durante a apresentação é importante manter uma respiração pausada para que não se atropelem as palavras e assim torne sua aula ininteligível. A respiração deve ser utilizada nos momentos de tensão ou ansiedade que antecedem uma apresentação ou aula, mas que com o tempo e a prática pode se tornar um processo natural do instrutor.
2.4.2 Posicionamento – o que fazer e o que não fazer
O instrutor deverá encontrar um ponto central que servirá como local de referência. Não fique de costas para o público, mesmo que para mostrar algo que está na sua apresentação, ao ficar de costas sua voz se perderá e seus ouvintes não o entenderão. Se quiser apontar algo na apresentação, use uma régua, laser pointer ou mostre primeiro e explique depois. Nunca se posicione na frente da luz do data show, pois isso pode ser um grande incômodo para quem está na plateia tentando fazer anotações ou mesmo prestar atenção ao que está sendo projetado. Caminhe nas laterais do data show, de maneira a não atravessar na sua frente.
2.4.3 Postura e expressão corporal
De acordo com Polito (2006) há dois erros comuns que precisam ser evitados na gesticulação. O primeiro deles é a ausência de gestos, pois os movimentos do corpo são importantes no processo de comunicação da mensagem. O outro, geralmente mais grave do que o primeiro é o exagero de gestos. Provavelmente o resultado da sua apresentação será muito mais positivo se você for comedido nos gestos do que se você exagerar na gesticulação.
2.4.4 As pernas
Procure se posicionar com equilíbrio