Tecnicas de apresentação
[pic]
Apresentação
Prof.: Bene
Uso da voz para uma comunicação eficaz
A voz é um elemento da linguagem; é a produção que o ser humano faz de sons, através das cordas vocais. É o elemento sonoro da comunicação.
A voz, na comunicação, na fala, tem uma série de características que precisam ser administradas para a apresentação ficar harmoniosa e interessante.
Fazer um “jogo” de variações, um bom uso de pausas, dar ênfase a determinadas palavras, ou às idéias-chave, manifestar a emoção adequada ao conteúdo é, sem dúvida, um dos mais importantes fatores para manter a audiência ativa e atenta.
No bom comunicador, o pensamento adquire uma plástica vocal, através da qual conquista os sentidos e a inteligência do ouvinte.
Uma importante parcela do que comunicamos está no conteúdo, reflexo da cultura, do conhecimento e da experiência amealhada durante toda a vida.
Outra parte do que comunicamos está em como utilizamos a nossa voz e uma parte significativa da comunicação está na comunicação corporal, em como expressamos através de gestos e expressões físicas o que estamos sentindo.
Referindo-se à voz, notamos que ela possui uma série de características, notadamente quando estamos falando.
Percebemos, quando uma pessoa fala, o seu nível cultural, sua facilidade ou dificuldade em relação à língua e à gramática, bem como sua origem através de regionalismos ou estrangeirismos e, até a sua profissão ou especialidade, através de termos técnicos utilizados.
Além disso, nossa voz manifesta o nosso entusiasmo, nossas emoções, nossa segurança ou insegurança.
Entre tantas considerações sobre a voz humana, possui ela, ainda outras características que, na prática, precisam funcionar harmoniosamente. Essas características são as seguintes: Volume, Tonalidade, Velocidade, Pausas, Timbre, Dicção, Nasalação, Sonoridade, Musicalidade e Teatralização.
A Linguagem do Corpo
A comunicação