Derba
ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO
REVESTIMENTO DE TALUDES COM
PEDRA REJUNTADA
OBRAS D’ARTE
ESPECIAIS
Código
DERBA-ES-OAE-23/01
1. OBJETIVO
Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a execução de revestimento de taludes com pedra rejuntada, utilizável para proteção de taludes, em obras rodoviárias sob a jurisdição do
DERBA.
2. GENERALIDADES
Revestimento de taludes com pedra rejuntada é uma estrutura projetada para proteção de erosões dos taludes de encontros de pontes, de cortes ou de aterros.
3. MATERIAIS
Os materiais a serem empregados na execução do revestimento de taludes com pedra rejuntada devem atender às normas da ABNT e ainda as especificações correspondentes adotadas pelo
DERBA, descritas neste caderno de especificações.
No revestimento de taludes com pedra rejuntada, as pedras utilizadas devem ser de boa qualidade, não se admitindo o uso de material em estado de decomposição ou proveniente de capa de pedreira.
Devem ter diâmetro de aproximadamente 0,20m para que a espessura final fique com 0,20m. O cimento e a areia utilizados, devem atender às normas da ABNT.
4. EQUIPAMENTOS
A natureza, capacidade e quantidade do equipamento a ser utilizado dependem do tipo e dimensões do serviço a executar. A Executante deve apresentar a relação detalhada do equipamento a ser empregado em cada obra, ou no conjunto de obras.
5. EXECUÇÃO
Somente deve ser permitida a execução de revestimento de taludes com pedra rejuntada nas obras destinadas à proteção de taludes onde seja pequena a velocidade de escoamento das águas. As pedras devem ser convenientemente escolhidas, de modo a ser possível uma perfeita arrumação entre elas.
A construção do revestimento de taludes com pedra rejuntada consiste na regularização dos taludes, seguido de apiloamento ou compactação com equipamento mecânico e colocação de pedras e argamassa, de acordo com as dimensões indicadas no projeto.
A argamassa deve ser preparada com o traço, em volume, 1:4 de cimento e