ESPECIFICA O DE TUBULOES A CEU ABERTO
ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO
OBRAS D’ARTE
ESPECIAIS
Código
TUBULÕES A CÉU ABERTO
DERBA-ES-OAE-06/01
1. OBJETIVO
Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a cravação e execução de tubulões nas condições normais de atmosfera, aplicáveis à obras d’arte especiais, em obras rodoviárias sob a jurisdição do DERBA.
2. GENERALIDADES
Tubulões a céu aberto são elementos cuja função é transmitir as cargas estruturais para os solos de maior capacidade de suporte situados em maiores profundidades. São caracterizados por seção transversal que permite escavação interna, com entrada de pessoal em seu interior.
Devem ser observadas as normas da ABNT atinentes ao assunto, em particular a NBR-6118 (NB-1),
NBR-6122 (NB-51) e NBR-7678/83.
Os tubulões devem ser sempre executados em concreto, armado ou simples. Devem ser dotados de camisa externa de aço, perdida ou recuperável, ou de concreto armado.
3. EQUIPAMENTOS
A natureza, capacidade e quantidade do equipamento a ser utilizado dependerão do tipo de escavação e dimensão do serviço à executar. A Executante deve apresentar a relação detalhada do equipamento a ser utilizado na obra, previamente ao início da mesma.
4. PRESCRIÇÕES GERAIS
4.1 Os serviços de locação dos tubulões e assentamento de marcos de referência de nível devem ser feitos pela Executante e verificados pela Fiscalização.
4.2 A Executante deve informar, com antecedência suficiente, o início das etapas de construção, de modo a permitir a realização das anotações necessárias à medição e aceitação dos serviços executados. 4.3 A Executante deve cravar a camisa até a cota prevista no projeto, abrindo um poço no mesmo diâmetro da camisa e com altura igual à da base prevista, solicitando à Fiscalização inspeção do terreno de fundação para liberação do alargamento da base.
4.4 O alargamento da base só deve ser autorizado após a análise pela Fiscalização dos elementos de controle, de acordo com o item 6.2 desta especificação.
4.5 Caso seja