técnico
Movimento de terra: operações relacionados com a modificação do relevo de um terreno
(operações de escavação, aterro, reaterro, carga e descarga, compactação e transporte de material). Desmontes: rebaixamento do nível do terreno por extração de terras. Terraplenagem: consiste em trazer terras para elevar nível do terreno. Limpeza ou desmoche de terras: movimento de terra de profundidade escassa (cerca de 25 cm) e de grande superfície. Escavações: são movimentos de terra cuja profundidade em relação a superfície, ou a largura, é mais importante. As escavações podem ser manuais e/ou mecanizadas condicionado ao tipo de solo, ao volume de escavação e aos prazos de execução.
Talude: pendente ou inclinação dada às paredes das escavações para evitar desmoronamentos. Dependerá da natureza do terreno.
Classificação dos terrenos em função das dificuldades que apresentam durante o movimento de terras
Aterro, reaterro e compactação
Aterro: consiste no preenchimento ou na recomposição de escavações, utilizando-se material de empréstimo, para elevação de greide ou de cotas de terraplenos.
Reaterro: consiste no preenchimento ou recomposição de escavações, utilizando-se o próprio material escavado. Compactação: consiste na redução do índice de vazios, manual ou mecanicamente, do material de aterro ou reaterro, com energia suficiente para atingir graus de eficiência previstos em projeto.
Esponjamento: aumento de volume consecutivo ao “afofamento” da terra provocado pela extração. A compactação e o umedecimento do material reduz o esponjamento.
Compactação de solo: Dois fatores são fundamentais na compactação: o teor de umidade do solo e a energia empregada na aproximação dos grãos, que se denomina energia de compactação. Tipos de materiais: o material procedente da escavação do terreno natural, geralmente, é constituido por solo, alteração de rocha, rocha ou associação destes