Educação não formal
“A prática da educação não formal não é para negar a escola.
É preciso articular saberes”. (Maria da Glória Gohn, 2008).
Introdução
O presente trabalho traz nossa reflexão sobre o a Educação não Formal que ao contrário da Educação formal que pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer.
Podemos definir a Educação Não Formal como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.
É preciso diferenciar a Educação não Formal de outros tipos de educação que são semelhantes – como educação comunitária e não escolar. No primeiro caso, o fato de ser para a comunidade não se encaixa, necessariamente, no conceito educação para a vida. Já a não escolar pode ser qualquer atividade que aconteça no período em que o aluno não está na escola, como aulas de inglês, por exemplo.
[pic]
O que é Educação Não Formal?
Educação não Formal são processos educacionais fora da lógica do sistema regular de ensino, isso quer dizer que não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. O contéudo é definido à partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.
As atividades educacionais da Educação não formal possuem objeitos claros e bem definidos, mas são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam-se ainda como um complemento à Educação Formal, e podem conceder certificados de aprendizagem e não graus e títulos.
A Educação não formal podem ser oferecidas tanto poe instituições de ensino formal quanto por organizações sociais e pode compreender programas educacionais de alfabetização de