Educação nutricional
Tema: Merenda escolar
Introdução:
Alimentação é uma necessidade biológica, mas preenche também funções simbólicas e sociais, e uma alimentação adequada pode contribuir para uma vida mais saudável. “A alimentação percorre muitos lugares da vida, que vão desde a historicidade e da construção social do que é comestível, ou seja, dos valores que identificam a comida, passando pela organização da sua produção até seu consumo”. (VILLAGELIM et al, 2012, p. 685).
É no período escolar que o organismo ainda está em fase de formação e os alimentos são essenciais, pois têm nutrientes variáveis e cada nutriente tem uma função específica para nós. “A adolescência é um período crítico para o desenvolvimento da obesidade, particularmente devido à predominância de atividades de lazer sedentárias e práticas alimentares inadequadas”. ( VARGAS et. al, 2011, p.60). Adotar uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para ter uma vida saudável. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, eles devem combinar uns com os outros com objetivo de atender as necessidades de energia e nutrientes do organismo.
A sua alimentação no dia a dia é saudável? Você sabe o que precisaria para ter uma alimentação saudável? Pensando nisso, vamos refletir sobre a alimentação na escola.
Recursos: Pirâmide alimentar em madeira; Alimentos simbólicos; Cestas.
Público Alvo: 4º Ano do Ensino Fundamental.
Tempo de aplicação: 4 aulas.
Metodologia: Aula expositiva e dialogada com recursos lúdicos.
1ª Etapa: Em uma sala distribuir alimentos simbólicos encontrados em um super mercado, (alimentos construtores, energéticos, reguladores e energéticos extrar). Reunir os alunos na sala e brincar de mercadinho. Todos os alunos poderão pegar 05 itens das prateleiras para comer na merenda escolar.