Fisica experimental
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Estudante : Michell Silva da Costa – 10921564
Disciplina: Física Experimental I
Professor: Umbelino de Freitas
Grupo: Michell Silva da Costa – 10921564 Helenise Almeida do Nascimento – 10921347
Calor especifico
Sumário
Sumário 2
1.Objetivos
Esse procedimento experimental tem por finalidade a determinação do calor específico de metais distintos na qual é desconhecido o material de fabricação. O experimento foi realizado com o auxilio de um aquecedor elétrico, béqueres, calorímetro, balança, termômetro e duas peças metálicas. A água foi utilizada como padrão para a obtenção dos dados necessários ao calculo da capacidade calorífica por unidade de massa, ou seja, calor específico.
Foram colocadas aproximadamente 150 gramas de água num béquer a serem aquecidas até que entrasse em ebulição obtendo-se a primeira medida de temperatura.
No calorímetro foram despejadas antecipadamente 100 gramas de água à temperatura ambiente. A água aquecida misturada com a que já se encontrava no calorímetro nos fornece a temperatura final de equilíbrio.
Esse procedimento descrito acima foi realizado novamente com os dois metais. Já determinado a massa do metal, esse foi colocado no béquer com a água aquecida até que entrasse em equilíbrio térmico.
Transferida a peça de metal para o calorímetro com rapidez e cuidado, a água foi agitada para que o atingisse o equilíbrio térmico o mais rapidamente possível para ser coletado o valor máximo da temperatura atingida.
Os dados coletados no decorrer desse experimento permitirão o calculo do calor específico dos materiais que será apresentado no decorrer do relatório.
2.Introdução Teórica
A temperatura é uma das sete grandezas fundamentais do SI. Os físicos medem a temperatura na escala Kelvin, que é graduada em unidades chamadas