educação no campo
A educação do campo ocorre tanto em espaços escolares quanto fora deles. Portanto, não é apenas saberes construído na sala de aula, mas também aqueles construídos na produção, na família, na convivência social.
A educação no campo é um instrumento de alto valor educativo, especialmente pela natureza rica e diversa de conhecimentos identificados no campo, à metodologia é diferenciada no sentido de terem uma educação nessa perspectiva.
Em sua opinião, porque a taxa de analfabetismo é maior no campo?
Um dos principais motivos seria a falta de transportes escolares, a escola tem que estar próxima do estudante, se não ele tem que se deslocar ou ate mesmo parar de estudar.
Outra é a formação de professores, pois esses períodos que os estudantes passam nas escolas, exigem profissionais qualificados na aérea. O convívio e o aprendizado têm que se dar junto a sua comunidade.
Qual a diferença entre pronera e pronacampo?
O PRONERA se desenvolve por meio de projetos específicos em todos os níveis de ensino, onde capacita educadores, para atuar nas escolas. Organizam atividades educativas comunitárias.
O PRONACAMPO faz garantir oportunidades para que, sobretudo, as novas gerações possam estudar se desenvolver e transformar este país em uma grande nação. Formar professores e oferecer cursos especializados a jovens e trabalhadores do campo.
A diferença entre os dois é que o Pronera ele vai capacitar os professores para poder atuar nas escolas no campo, já o Pronacamo, ele vai garantir uma oportunidade de estudo, é ate mesmo conquistar uma profissão, sem ter necessidade de deixar o campo.
A educação no campo pode ser transformadora? Por quê?
A Educação do Campo deve estar pautada na realidade do sujeito, sendo capaz de transformar a si mesmo, seja capaz também de conscientizar. Então, a Educação do Campo, se conduzida segundo seus princípios e fundamentos, pode ser transformadora. Pois é na