Educação na Roma Antiga
Descreva as características da Educação na Roma Antiga, à luz das características da sociedade. Como estavam organizados os níveis de ensino? Como eram seus professores? Quais eram as classes sociais atendidas? De que forma o Estado se ocupou pela primeira vez da Educação?
Não existia democratização; A educação dava ênfase à formação moral e física (formação do guerreiro); O ideal de Direitos e Deveres.
A educação Romana foi por muito tempo a das Doze Tábuas, nelas sublinhava-se o valor da tradição (o espírito, os costumes, a disciplina dos pais) e delineava-se um código civil, caracterizado por formas de relação social típicas de uma sociedade agrícola. Como modelo educativo, as tábuas fixavam à dignidade, a coragem, a firmeza como valores familiares e civis, destinada a formar em particular os civis romanos, superiores aos outros povos pela consciência do direito como fundamento da própria “romanidade”.
Os civis romanos eram formados antes de tudo em família pelo papel central do pai, mas também da mãe, por sua vez menos submissa e menos marginal na vida da família em comparação com a Grécia. A mulher em Roma era valorizada como manter famílias, que controlava a educação dos filhos. O papel do pai era destinado a formar o futuro cidadão, colocado no centro da vida familiar e por ele exercida com dureza, abarcando cada aspecto da vida do filho (desde a moral até os estudos, as letras e a vida social). Para as mulheres, porém, a educação era voltada a preparar seu papel de esposas e mães.
A partir do século II a.C. que em Roma também se foram organizando escolas segundo modelo grego, destinadas a dar uma formação gramatical e retórica, ligada à língua grega. Só no século I a.C. é que foi fundada uma escola de retórica latina, que reconhecia total dignidade à literatura e à língua dos romanos. Pouco depois, o espírito prático, próprio da cultura romana, levou uma sistemática organização das escolas, divididas por graus e providas de instrumentos