MERCADO IMOBILIARIO
Inicialmente, o presente estudo será realizado no município de Pelotas-RS, o qual possui um número aproximado de 306.000 habitantes. Nesta proposta de pesquisa, busca-se fazer uma breve análise das condicionantes do acelerado crescimento do mercado imobiliário na cidade de Pelotas-RS.
Após um período de abandono e poucos investimentos na região, hoje a valorização de imóveis é vertiginosa em todos os segmentos tanto na área de alugueis como na área de vendas.
Há muito tempo não tínhamos em Pelotas-RS uma oferta e uma procura de imóveis tão movimentadas. O aquecimento imobiliário é notório e mexe positivamente com a economia local. A partir deste contexto, buscam-se entender quais foram os fatores para esta supervalorização mercadológica? Muitas foram as influencias para tal valorização, neste caso o fator de maior relevância é o atual crescimento habitacional, podendo ser citados como exemplos deste fenômeno o crescimento do pólo naval da cidade de Rio Grande-RS, o que gerou inúmeras vagas de trabalho, tanto de forma direta, como indireta, aumentando assim o número de habitantes de Rio Grande-RS e consecutivamente de Pelotas-RS; a expansão das Universidades com surgimento de novos cursos e ampliação de vagas e a adesão ao processo seletivo SISU, o qual é realizado pela Universidade Federal de Pelotas-RS, também aquecem este mercado, pois se tratando de uma cidade universitária possuímos uma grande migração semestral de novos estudantes oriundos de outras cidades; ainda podemos citar os incentivos de programas governamentais para aquisição do imóvel próprio, neste caso temos como exemplo o Programa Nacional de Habitação Minha Casa, Minha Vida e a grande expansão do mercado da construção civil.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL;
Desenvolver uma análise da supervalorização dos imóveis, no município de Pelotas-RS, identificando os fatores, bem como suas conseqüências e razões para o desenvolvimento deste fenômeno.