educação na idade média
PATRÍSTICA – SANTOA AGOSTINHO
ECÓLASTICA – SÃO TOMAZ DE AQUINO
Resumo
O trabalho aqui apresentado trata-se da educação na idade média, mas precisamente a patrística e a escolástica, as duas principais escolas deste período.
Durante essa época as ciências ficaram um pouco estagnadas, tanto que ficou conhecido como idade das trevas pelo que diziam ser a era da ignorância e do medo.
Porém é visto que apesar de haver toda essa dominação do saber pela igreja, sabemos que houve sim uma grande expansão do saber, religioso sim, mas muitas teorias elaboradas por religiosos naquela época serve ou serviu para o avanço das ciências hoje.
Divide-se a educação na Idade Média basicamente em duas tendências que aqui estão especificadas: a educação Patrística e a Escolástica, representadas respectivamente e principalmente por Santo Agostinho e são Tomás de Aquino.
Introdução
Na idade media houve duas correntes educacionais que inspiraram a forma de educar o povo deste período, a Patrística que consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos “pagões” e contra as heresias e a Escolástica que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé, essas duas correntes educacionais filosoficas são duas formas de a igreja manipular da forma como quisesse seu poder dentro da sociedade, porém não devemos deixar de mostrar que apesar de serem duas correntes que manipulavam, foram tambem as únicas formas de transmitir ao povo (geralmente o clero) o saber e desta forma passar para os dias de hoje os ensinamentos daquela época. Essas duas correntes foram de extrema importancia para que a famosa expressão Dark Ages não fosse mesmo o segundo nome da idade média, pois nesses dois tipos de correntes houveram pensamentos que perduram até hoje.
Então no decorrer do trabalho essas duas visões serão discutidas de formas mais aprofundadas e como elas influenciaram para a