Educação na idade média
Elisângela Ruppenthal
Profª Carmendia Vieira da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia / (PED9511) – Historia da educação
30/09/2009
RESUMO
Na Idade Média surgiu a educação religiosa ou cristianismo. Com a mensagem de cristo que prega o amor ao próximo higualdade entre os homens, perdão, oração e penitência. A mensagem de cristo tornou uma feição universal, dirigindo-se a todos os povos, sem barreiras pois o cristianismo oferece a crença de uma vida melhor após à morte. Após a passagem da idade media para a idade moderna que ouve mudanças de ensinamento com as novas escolas, deixando-se de lado esta severidade e deixa de ser imposta para o homem. A igreja nos tempos de hoje não é unicamente soberana, mas influencia o ser e o agir do homem para fazer sua própria escolha.
Palavras chaves: Educação - Religião- Influência.
1. INTRODUÇÃO
Idade Media é o período da história que vai desde a queda do Império Romano do Ocidente(de 476, até a tomada de Constantinopla pelos turcos. No ano de 1453). Período que a educação era quase igual para as crianças, e a religião tinha grande destaque caracterizando-se pela desorganização política da Europa. Apos a morte de cristo sua doutrina foi pregada e difundida pelos seus dicípulos, a principio nas comunidades judaicas do oriente, mas logo atingiram Roma e as terras que faziam parte do Império Romano.
Enquanto a igreja durante a idade media se organizava em torno do papado e do estado papal, paralelamente durante o período das grandes invasões, grupos de cristãos se uniam em comunidade isoladas procurando uma vida dedicada (a meditação, oração e trabalho agrícola) fizeram surgir o movimento monástico.
No oriente o primeiro organizador da vida monástica foi São Bento de Núrsia em Monte Cassino criando a primeira comunidade de monges que se caracterizava pelo voto de pobreza, trabalho devoção e obediência a um abade