museu do seringal
Museu do Seringal Vila Paraíso
Manaus/AM
2013
ESCOLA ESTADUAL INSPETORA DULCINÉIA VARELA MOURA
Turma: 2º Ano 2
Relatório: Museu do Seringal Vila Paraíso
Manaus/AM
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho, ou melhor, pesquisa de campo, feito em Museu do Seringal Vila Paraíso, visa mostrar ao leitor as suas características, o histórico do mesmo, entre outros. Local onde se gravou um filme retratando o tempo da borracha no Amazonas.
MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO
Local onde se gravou o filme A Selva, o Museu do Seringal Vila Paraíso localiza- se em Igarapé São João, Manaus/AM. Construído especialmente para o filme 'A Selva'. Com o objetivo de reproduzir com fidedignidade um seringal que existiu em Humaitá, município do Amazonas, distante 590 km da capital, o museu conta com uma visita guiada pelas instalações. O roteiro inclui locais como o barracão de armazenamento das pelas de borracha, casarão do seringalista, barracão de aviamento, a capela de Nossa Senhora da Conceição, casa do seringueiro, tapiri de defumação da borracha, cemitério, entre outros locais que retratam a vida e os costumes em um seringal, construído durante os tempos áureos do Ciclo da Borracha.
A casa do barão, com extensas varandas de onde se descortina a paisagem da floresta e do rio. O casarão conta com móveis e objetos de época, dispostos em uma sala ampla, com ambiente de jantar, sala de estar e canto de leitura e música. A cozinha, com fogão a lenha, dá acesso a dois quartos.
Outra importante construção do museu, situada ao lado da casa do barão, do lado direito de quem chega, é o barracão de aviamento, local onde se comercializava equipamentos e onde era adquirida a alimentação para os seringueiros nordestinos que ali chegavam para trabalhar. "Eles precisavam produzir pelo menos 50 quilos de borracha por semana