Museu Do Seringal Vila Paraiso
No dia 15 de Março de 2015 tive a oportunidade de fazer uma visita técnica à uma Réplica de um Seringal, chamado de Museu do Seringal Vila Paraiso, onde é localizado no Igarapé São Joao, a 25 minutos partindo de Manaus.
O verdadeiro Museu está localizado na cidade de Humaitá no Rio Madeira.
A história retrata a época da borracha, por volta de 1911, chega no seringal paraíso um garoto de 12 anos de idade e esse garoto vira seringueiro, mora 4 anos no seringal vai para a selva, mas logo depois o coronel descoque que o garoto sabe ler e escrever então o retira da selva e o instala na casa de aviamento ajudando a pesar mercadorias, fazer anotações, quando termina seus quatro anos viaja para Portugal e muito tempo depois escreve um livro contando o que viveu e viu no Seringal, o livro é chamado Selva e para fazer esse filme foi criado a réplica do seringal para ser o cenário.
Ao entrar na casa senti um impacto pois a sensação é de voltar no tempo. A casa possui uma varanda, colunas de maçaranduba, telhados de barro e janelas de vidro. Os objetos que ali existiam são de altos valor trazidos da Europa e da Ásia.
No meu ponto de vista os seringueiros eram sem nenhuma dúvida totalmente explorados. Para comer precisavam trabalhar e entregar sua produção em troca de comida e bebidas. Além disso para se fazer a troca era necessário produzir pelo menos 50 quilos de borracha. Por muita das vezes essa meta não era atingida e então ficavam cada vez mais endividados. Quando conseguiam pagar suas dívidas pediam para voltar para casa, o Coronel até permitia mais armava uma emboscada, ele enviava seu capanga para o meio da mata para matar e roubar o seringueiro e em seguida jogar no Rio para as piranhas comer.
Nos tempos de chuva a produção não era tão boa, então iniciavam a produção de farinha para tentar amenizar suas dívidas. Muitos dos seringueiros morreram devido a várias doenças como: Malária, cirrose entre outras... O que eles mais visavam era