Fisica 1
Relatório de Visita Técnica
Manaus
2011
Relatório de visita técnica realizada ao Museu do Seringal Vila Paraíso pela Faculdade La Salle no intermédio dos Professores Aureliano e Breno que ministram a disciplina de sociologia nesta Instituição.
O Barco Jessé Silva partiu da balsa do Porto da Manaus moderna ás 8:00 (oito) horas da manhã do dia 18 (dezoito) de setembro com destino ao Museu do Seringal situado no Igarapé São João Afluente do Igarapé do Tarumã Mirim (Zona Rural de Manaus), a viagem teve uma duração média de uma hora e quarenta e cinco minutos.
No Museu recebidos pela sua gerente a Sra. Judith Guimarães Vieira que nos guiou pelo local, mostrando-nos os principais ambientes de um Seringal de época. O Museu do Seringal Vila Paraíso é a reprodução de um seringal que existiu no município de Humaitá no período áureo do Ciclo da Borracha, recriado pelo polo cinematográfico do Amazonas para a gravação de película baseada em no livro “A Selva” do escritor português Ferreira de Castro, remontam ao passado histórico, que marcou a sociedade e a economia da Amazônia no inicio do século XX.
O primeiro local a ser visitado foi o barracão de aviamento aonde os candidatos a seringueiros chegavam e recebiam suas ferramentas e o básico para sobreviverem nas terras dos senhores da borracha. Os seringueiros em sua maioria eram homens vindos do nordeste sob a promessa da abundancia de água e fartura, ao chegar o seringueiro já devia o seu translado para a o Amazonas é o que recebia ficava em sua conta pra ser saldado com a extração e beneficiamento do látex em pelotas que é colido por um caminho chamado de estrada da borracha onde por uma semana recebia o treinamento para colher e sobreviver.
O próximo ambiente a ser visitado foi à casa do Barão da borracha, uma benfeitoria glamorosa e exuberante para uma casa no meio da floresta, ornada com pinturas e cristais, prataria e suntuosos moveis de madeira de lei trabalhadas que não deixavam a