fisica 1
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA A
PROF. DR. JHON FREDY MARTINEZ ÁVILA
ALINE SILVEIRA SANTOS
ANDRÉ MIRANDA ALMEIDA BRITO
ADILSON SANTOS FARIAS
JOSÉ WENDEL DOS SANTOS
RELATÓRIO: PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
São Cristóvão – SE
Agosto de 2011
ALINE SILVEIRA SANTOS
ANDRÉ MIRANDA ALMEIDA BRITO
ADILSON SANTOS FARIAS
JOSÉ WENDEL DOS SANTOS
RELATÓRIO: PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
Relatório apresentado à Universidade
Federal de Sergipe, CCET, departamento de física, como requisito para a obtenção de nota e conclusão da disciplina laboratório de física A.
Orientador: Professor Doutor Jhon Fredy
Martinez Ávila
1. INTRODUÇÃO
Há muito tempo a ação de medição é tomada pelo homem como forma de se situar em determinado espaço, é usada para construir e organizar. É evidente, portanto que haja certa precisão nessas medições.
Se o espaço é grandioso em comparação ao homem em si, centímetros ou milímetros importam pouco. Mas, em se tratando de precisão milimétrica essas medidas não podem ser descartadas.
Ao passo que, um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro). Na busca de verificar e mostrar a utilidade de forma clara da precisão desses dois objetos aplicaremos os cálculos das incertezas para verificar se as medições foram feitas corretamente e se permitem o sucesso do processo.
A propósito, a incerteza irá permitir o conhecimento dos valores de erros cometidos no processo, através de valores de dispersão que podem ser facilmente atribuídos ao mesmo, divididas em incertezas do tipo A, tipo B e a combinada ou simplesmente tipo
C, além de possuirmos a propagação de incertezas e a