Fisica 1 1
GUILHERME
HELI
IRENE
LUCAS
THOMÁS DE CASTRO
Relatório de Física I
Paquímetro e Micrometro
Lorena, 20 de Março de 2015
Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Relatório de Física I
Paquímetro e Micrometro
Definições gerais para o Relatório do 1º SEM dos cursos de Engenharia de Produção, de 2015, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena, tendo como disciplina “Física I” sob a coordenação do Prof. Emerson.
Lorena
2015
1 – Introdução
Neste relatório o grupo apresenta a atividade proposta em sala de aula na disciplina Física I do primeiro semestre de Engenharia de Produção do UNISAL.
A atividade foi dividida em duas partes, parte teórica na qual o grupo pesquisou sobre a utilização dos instrumentos de medição Paquímetro e Micrometro afim de entender o funcionamento e aonde podem serem utilizados, e a parte pratica que foi realizada em laboratório utilizando um paquímetro e um micrometro para medir uma bolinha e um bloco e em seguida realizar os cálculos propostos com a finalidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula.
2.0 – Paquímetro
Segundo o site reguaonline.com, o paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa. O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o