EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
LICENCIATURA EM QUÍMICA
CURRÍCULO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Na Idade Média, a Educação era vista como um instrumento para se alcançar a Sabedoria, que conseqüentemente, levaria o homem à Felicidade, um bem desejado por si mesmo e mais perfeito que todos os outros bens (al-Farabi, 2002: 43-44).
A era medieval, houve a concentração, por intermédio da Igreja, à educação de cavaleiros que serviam ao Templo. Tais Cavaleiros, eram chamados de Cavaleiros Templários, sendo estes designados para a proteção e propagação das leis divinas, retirado do caminho, qualquer câncer que ousasse denegrir a imagem de Deus e da Igreja. Os Cavaleiros eram nobres que se dedicavam à guerra. A lealdade ao seu senhor e a coragem, representavam as principais virtudes de um cavaleiro.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CAVALEIRO:
Acreditarás em tudo o que a Igreja ensina e observarás todos os seus mandamentos;
Protegerás a Iigreja;
Defenderás viúvas e órfãos;
Amarás o lugar onde nasceste;
Jamais retrocederás ante o inimigo;
Farás guerra aos infiéis até exterminá-los;
Cumprirás com teus deveres feudais, se estes não forem contrários à lei de Deus;
Nunca mentirás e serás fiel à palavra empenhada;
Serás liberal e generoso com todos;
Serás o defensor do direito e do bem, contra a injustiça e contra o mal.
EDUCAÇÃO DO SERVO
O trabalho feudal na Idade Média era realizado pelos servos locais, que com sua família, cultivava a terra do senhor feudal, e tinha por obrigação ser leal ao seu senhor, e respeitá-lo até a morte. Como já sabemos, o trabalho nos feudos era realizado pelos servos.
Se um senhor conquistasse ou herdasse um feudo, recebia também com ele os servos; recebia do Senhor a posse da terra( direito de morar e plantar ), com isso poderia sustentar-se e à sua família;
Recebia a garantia de que o Senhor o protegeria contra qualquer inimigo externo;
Não podia abandonar o