negocios
Até pouco tempo o Brasil podia se considerar restrito nas relações internacionais, somente após ás mudanças, como globalização, é que foram ampliadas as relações bilaterais e as negociações internacionais do Brasil com outras nações. Com a globalização a necessidade de ampliar as relações comerciais internacionais veio em alta e houve grande necessidade e conhecimento das empresas e de nossos governantes em saber negociar criando parceiros para com nosso país. Desta forma o processo de internacionalização de pequenas empresas brasileiras é apresentado com um fator importante, bem como o processo de exportação entre outras analises de mercado necessárias para este processo.
Palavras-chave: Relações internacionais, globalização, Internacionalização, exportação.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa esta dividido em partes, iniciando com uma breve explanação sobre o processo de globalização analisando os impactos da mesma nos negócios internacionais. Posteriormente uma breve analise da internacionalização de empresas e a necessidade de um bom marketing para se adentrar ao comercio internacional focando nas exportações como fator de crescimento para os negócios.
As crises dos países estão associadas aos fenômenos de transição , bem como ambiguidades, rupturas, interesses políticos, falta de estratégias e má gestão governamental.
Diante da evolução da globalização e consequentemente da sociedade nas últimas décadas, houve também um crescimento do comércio e das relações internacionais entre países. O mercado interno dos países ficou saturado e muitas empresas foram em busca de novos mercados consumidores a fim de ampliar seus negócios e diminuir a concorrência e ate mesmo o governo teve que melhorar seus recursos e ampliar sua comunicação estratégica com países alheios.
As empresas brasileiras estão buscando se adaptar no processo de globalização mesmo que tardiamente em comparação com as empresas de outros países emergentes,