Educação Matemática e cidadania: Reflexões no ensino fundamental
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
JANE ELETRA SERAFINI DANIEL
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CIDADÃ: REFLEXÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
CURITIBA
2013
1 APRESENTAÇÃO
Diariamente ouvimos os alunos comentarem que não gostam ou que não conseguem aprender matemática, percebendo esta rejeição por uma grande parte dos alunos do ensino fundamental por esta disciplina, surgiu a ideia de buscarmos juntos, professores, alunos e familiares, informações que nos levem a identificar as causas principais dessa rejeição. A rejeição pela disciplina traz sérias consequências a principal é dificuldades na interpretação e na compreensão das atividades propostas em sala.
No aluno com dificuldade, percebe-se que seu desempenho não é compatível com a capacidade cognitiva, a dificuldade enfrentada em sala de aula perante os colegas de turma, geralmente, gera uma auto estima negativa podendo também surgir comportamento que causam problemas de relacionamento, interferindo no processo ensino-aprendizagem.
Os problemas na aprendizagem de Matemática que são apontados em todos os níveis de ensino não são novos. De geração em geração a Matemática ocupa o posto de disciplina mais difícil e odiada, o que torna difícil sua assimilação pelos estudantes até mesmo antes de aprenderem a disciplina. Por isso, antes de falar em dificuldades de aprendizagem em Matemática é necessário verificar qual é realmente o problema, se sua origem é o ambiente familiar, escola ou comunidade.
Podemos pesquisar algumas causas das dificuldades de aprendizagem em matemática, como: a ansiedade e medo de fracassar dos estudantes em conseqüência de atitudes transmitidas por pais e professores ou da metodologia e dos conteúdos muitas vezes inadequados; falta de motivação, que pode ter sua origem na relação da própria família com os estudos (falta de importância dada pelos pais) ao conhecimento em si; na ligação da escola com castigos ou a algum tipo de