Atividade Individual Mat. Financeira Mod I
Título: O valor do dinheiro nas Empresas.
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
O objetivo dessa atividade é apontar os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização, considerando o dia a dia das empresas e dessa forma escolher o regime mais adequado à aplicação e à captação de recursos.
Temos dois tipos de regime de capitalização, que podem também ser chamados de juros, são eles simples ou compostos.
A capitalização simples (juros simples) é aquela que incide sobre o valor inicial de um empréstimo, por exemplo, e não sobre os juros acumulados.
Já a capitalização composta (juros compostos) é calculada sobre o saldo devedor, que inclui o VP (valor principal/inicial), mais os juros ainda não pagos a cada período.
Basicamente juros é o resultado entre a diferença do valor presente, menos o valor futuro, que pode ser representado da seguinte forma: Juros = VP x i x n, onde VP significa valor presente, i significa a taxa de juros e n significa o prazo/tempo da aplicação.
Por exemplo: Se você aplicar R$ 200,00 (VP) no banco a uma taxa de 15% ao mês (i), durante 1 ano (n), você receberá (VF) R$ 560,00. Veja:
Juros=200x0,15x12
Juros=360
Logo o valor o VF (valor final) será de VP+Juros, 200+360=560.
Lembrando que n refere-se ao tempo. Nesse exemplo foi citado 1 ano, e como a taxa de juros era ao mês, transformamos o ano em meses, nesse caso, 12.
Temos também o chamado “Desconto”, que é a diferença entre o valor futuro de um título e o seu valor atual na data da operação, ou seja, D= VF-VP.
Justificativa
A transformação do valor do dinheiro no tempo só poder ser feita a partir da determinação de juros, pois todo capital parado e não investido, perde o que poderia estar sendo recebido em forma de juros.
Desenvolvimento
Pensando em uma empresa, a melhor opção de investimentos seria em uma aplicação de juros compostos, pois como seu crescimento é exponencial. Ao final do