eDUCAÇÃO LUDICA
Uma das crianças, escolhida ou sorteada é a cabra-cega. Outra venda-lhes os olhos e a faz girar sobre si própria para a desnortear. As restantes saltam em volta dizendo: “Ó cabra-cega, ó cabra-cega!) ou batem-lhe nas costas e fogem para não serem agarradas. A cabra-cega orientando-se pelo som das vozes e virando-se rapidamente quando lhe tocam nas costas, procura pegar uma das outras crianças. Quando consegue tem então de a identificar, e a criança que foi pega passa a ser a cabra-cega.
2ª brincadeira perna de pal
Pegar duas ripas ou cabos de vassoura e pregar em cada uma delas um pequeno taco que sirva de apoio para o pé. No início, é aconselhável ficar marchando no mesmo lugar por um tempo até adquirir equilíbrio e as pernas se acostumarem. Em caso de desequilíbrio, deve-se cair para a frente usando as mãos para amortecer a queda. Há quem consiga andar de ré e até pulando com um pé só. Leandro dos Santos Rodrigues, de 12 anos, já está craque, pois aposta corrida todos os dias com seus irmãos. "Para não cair, tem de deixar a madeira bem junto à perna", ensina.
3ª brincadeira guerra de dedos polegares,
A queda de dedo( ou luta de dedo, ou sumô de dedo) é uma brincadeira de disputa envolvendo os polegares da mão de cada participante. Seu objetivo é conseguir prender o polegar do adversário e não deixar que ele prenda o seu. Pode ser realizada com uma mão de cada participante ou com duas mãos simultaneamente.
,
4ª brincaderia três marias
Existem várias formas para brincar com esse jogo. Todas exigem muita agilidade e velocidade dos participantes. Uma das mais comuns é o jogador lançar todas as ‘marias’ para o alto e deixá-las onde caírem. Ele escolhe uma das ‘marias’, lançando-a novamente para cima. Enquanto isso, deve recolher outro saquinho do chão e, com a mesma mão, apanhar o que foi lançado ainda no ar.
5ª brincadeira corrida do aro
Ter um aro grande para cada unidade
Formar duas ou mais filas de igual