Educação Jesuítica Tradicional
Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em missão civilizatória para converter os índios à fé católica. O ensino era feito nas casas de meninos, construções de taipa simples, anexas às aldeias, que, com alguma liberdade, são as primeiras escolas.
Os jesuítas abriram escolas de ler e escrever e também de pratica agrícola, marcenaria e ferraria.Uma escola também para ricos e outra também para quem não tinha condições .
Trouxeram um principio de educação através da arte.
O método pedagógico usado pelos jesuítas era a repetição, memorização e provas periódicas.
Ao aluno cabia anotar tudo que o professor falava num caderno
Com sua política de instrução – uma escola, uma igreja –, edificaram templos e colégios nas mais diversas regiões da colônia, constituindo um sistema de educação e expandindo sua pedagogia através do uso do teatro, da música e das danças, “multiplicando seus recursos para atingir à inteligência das crianças e encontrar-lhes o caminho do coração”.
A educação jesuítica não era bem vista pelos alunos e por suas famílias. Pois era muito difícil para eles deixarem toda a sua cultura de lado, para aprender uma nova cultura.
E as escolas eram um pouco afastadas de certas aldeias, dificultando a frequentação nas escolas.
A resistência era bem grande, as mães levavam seus filhos pequenos para o interior da mata, para tirá-los da influência dos jesuítas.
E os adolescentes, não aceitando o ensino dos jesuítas, fugiam das escolas e às vezes até de sua aldeia.
Para os professores jesuítas também não era fácil. Padre Anchieta, relatava sua dura rotina, reclamando das poucas horas de sono, causadas pela preparação das tarefas do dia anterior, e por preparar a lição que cada aluno usaria na aula seguinte.
Hoje em dia...
Os professores acreditam que o modelo de ensino jesuítico tenha influenciado o atual. “O sistema educacional ainda é muito parecido com o dos jesuítas. Professores são emissores de verdade, os