A pratica pedagógica do professoe
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS I.
UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE DIDÁTICA. CAMPINAS, SP. PAPIRUS, 1994.
UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA: VEIGA, IIMA. P.A (COORD.) REPENSANDO A DIDÁTICA. CAMPINAS, SP: PAPIRUS, 2004.
1) EXPLIQUE OS FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA JESUÍTICA.
R: NO PERÍODO DE 1549-1930, DATARAM-SE COMO PRIMÓRDIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS JESUITAS FORAM OS PRINCIPAIS EDUCADORES DE QUASE TODO PERÍODO COLÔNIAL, ATUANDO NO BRASIL DE 1549-1759.
NUMA SOCIEDADE DE ECÔNOMIA AGRÁRIA – EXPORTADORA, A EDUCAÇÃO NÃO ERA CONSIDERADA UM VALOR SOCIAL IMPORTANTE.
SERVIA DE INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO DA COLÔNIA PELA ACULTURAÇÃO DOS POVOS NATIVOS: - INSTRUÇÃO MODO DE VIDA, NEGROS TRABALHO PESADO.
A TAREFA EDUCATICA VOLTAVA-SE PARA CATEQUESE E INSTRUÇÃO DOS INDÍGENAS, MAS PARA A ELITE ERA OUTRO TIPO DE EDUCAÇÃO. ASSIM, INDIOS E NEGRO, FORAM CATEQUISADOS, DESCENDENTES DA ELITE FORAM INSTRUÍDOS.
O PLANO DE INSTRUÇÃO ERA O RATIO-STUDIORUM, QUE ERA HUMANIZADO E ENCICOPLÉDICO, TRADICIONAL DA VERTENTE RELIGIOSA, IDEAL DE HOMEM UNIVERSAL, ALICERÇADA NA SUMMA THEOLOGIA DE S. TOMÁS – FILOSOFIA MAIS TRADIÇÃO CRISTÃ, BASE DA PEDAGOGIA TRADICIONAL, POR UMA VISÃO ESSENCIALISTA DE HOMEM, CONCEBIDO POR UMA ESSÊNCIA UNVERSAL IMUTÁVEL, CONSIDERADA CRIAÇÃO DIVINA.
COM A ORIENTAÇÃO JESUITÍCA, A AÇÃO PEDAGÓGICA ERA MARCADA PELAS FORMAS DOGMÁTICAS DO PENSAMENTO, CONTRA O PENSAMENTO CRÍTICO.
O ENSINO ERA ALHEIO À REALIDADE DA VIDA NA COLÔNIA. PRIVILEGIAVAM O EXERCÍCIO DA MEMÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. OS LIVROS COMENTADOS ERAM RIGOROSAMENTE SELECIONADOS.
RATIUM STUDIORUM ERA O PREPARO DOS PROFESSORES OU PADRES- MESTRES, COM ÊNFASE A FORMAÇÃO DO CARÁTER E FORMAÇÃO PSICOLÓGICA PARA O CONHECIMENTO DE SI MESMO E DO ALUNO.
COM TAIS CARACTERÍSTICAS, A EDUCAÇÃO JESUITÍCA NÃO CONTRIBUIU PARA MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS, NA VIDA SOCIAL E ECONÔMICA NA COLÔNIA, SÍMBOLO DE CLASSE,