O ensino da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª das escolas urbanas
O enisno da geometria (geo – terra, metria – medida) assume grande importância no ensino da matemática, por onde ao longo dos anos tem passado por sucessivas reformas, mesmo assim o fracasso escolar matemático continua. O objetivo desse artigo é pesquisar, destacar e trazer algumas reflexões sobre as mesmas.
O papel da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª série que tem como meio facilitador a estruturação e o desenvolvimento do pensamento. Na agilização no raciocínio dedutivo, na sua aplicação e problemas, situações de vida cotidiana, nas atividades do mundo do trabalho e no apoio a construção dos conhecimentos em outras áreas curriculares.
Os parâmetros curriculares em matemática refletem muito mais que uma mera mudança de conteúdo, uma das mudanças de filosofia de ensino e de aprendizagem, apontando assim para necessidade de mudança urgente, não só no que ensinar mas principalmente, no como ensinar e avaliar e no como organizar as situações no ensino e da aprendizagem.
Palavra-Chave: Geometria. Pesquisa do ensino da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª em escolas urbanas.
- INTRODUÇÃO
Inicia-se essa pesquisa buscando relacionar a teoria com a prática vivenciadas nas instituições escolares. Acredita-se que a realidade nas atividades (prática pedagógica) estabelecidas nas instituições podiam ser desvinculadas a partir das concepções de seus atores.
Essa pesquisa escolar representou para todos uma tarefa bastante enriquecedora, significando também, o momento de demonstrar compromisso com educadoras preocupadas com o processo ensino-aprendizagem.
Mediante isso, teve-se como fonte da pesquisa os diretores, os professores e alunos, com essa pesquisa busca-se conhecimento para o ensino da geometria. Por isso optou-se pesquisa qualitativa e quantitativa do tipo estilo de caso, na qual teve-se como ponto de partida a análise dos questionários aplicados entre diretores,