Educação infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a concepção de infância entre o cuidar e educar, contemplando no Referencial Curricular Nacional, a importância de avaliar e o planejamento pedagógico, alfabetização e seus métodos, o desenvolvimento da oralidade da criança na roda da conversa e a presença do lúdico no contexto da educação infantil, na organização do trabalho pedagógico.
2 DESENVOLVIMENTO
A educação tem como objetivo conceder e assegurar a criança o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Garantir o direito à infância, constitui-se portanto a primeira preocupação da educação infantil, é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepção que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, cuidar e educar implicam em reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, o educador não deve transformar as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras .
De acordo com as novas diretrizes o cuidar e o educar devem caminhar juntos possibilitando assim que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e a autonomia da criança.
A ação deve ser do educador em conjunto com os demais membros da equipe, é essencial para garantir que cuidar e educar aconteça de forma integrada, contemplando desde o planejamento educacional as atividades em si.
O planejamento é um tema que precisa ser estudado e problematizado junto aos professores de educação infantil, pois do mesmo dependem a intencionalidade e a qualidade do trabalho pedagógico realizado com as crianças, elemento esse fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico, na educação infantil, ferramenta de trabalho do professor, o qual envolve reflexão, crítica sobre a prática e projectualidade da ação docente.
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para