Educação Infantil
GT: Educação de crianças de 0 a 6 anos/ n. 07
Autor: Coutinho, Ângela Maria Scalabrin – UFSC
Agência financiadora: CAPES
As dimensões presentes na educação das crianças pequenas em instituições coletivas têm sido traduzidas pela relação indissociável entre o educar e o cuidar. Refletir acerca dessa relação é a proposta deste trabalho, que decorre de uma investigação1 realizada com o objetivo dar visibilidade às ações criativas infantis nos momentos de sono, higiene e alimentação.
Ao desenvolver o estudo, que tinha como preocupação primeira conhecer as crianças e as suas culturas numa creche pública municipal de Florianópolis nos momentos de educação e cuidado mais voltados para o corpo, ficou evidente a necessidade de compreender a relação entre o educar e cuidar considerando o ponto de vista dos dois principais atores2 envolvidos nela – as crianças e as profissionais. As "vozes" das crianças foram coletadas mediante observações participantes, com registros escritos, em vídeo e fotografias. Já as profissionais deram seus testemunhos através de entrevistas.
As múltiplas formas de registro utilizadas nas observações com as crianças decorrem de algumas questões que são dignas de nota. A primeira delas refere-se à idade das crianças, que variavam entre 1 e 3 anos; assim, a diversidade de formas de expressão presentes e a não-centralidade da fala mobilizou-me a legitimar formas de linguagem outras, como os gestos, o choro, os olhares, o toque, e assim a riqueza de detalhes exigia variadas formas de registro.
Um outro fator deriva da dinâmica das relações, pois eram tantos os episódios simultâneos que ficou inviável registrar por escrito e ao mesmo tempo envolver-me no enredo dos acontecimentos; dessa forma, houve uma ampliação do registro escrito, primeira forma utilizada, para o registro em vídeo e fotográfico, que ao meu ver possibilitaram uma maior abrangência das relações e ações no espaço da creche.