educação infantil
22/04/14-TERÇA-FEIRA
Esta observação foi realizada em uma sala de aula do maternal. Composta por: 12 alunos, uma professora e duas monitoras. As crianças têm idade entre dois e três anos. A turma segue uma rotina com; cuidados, afetividade e sensibilidade por todas as professoras. Pela manhã ficam a professora e uma monitora em sala de aula para a realização das atividades pedagógicas, enquanto a outra monitora permanece fora, auxiliando nas atividades de coordenação. No turno vespertino, a professora vai embora e as duas monitoras assumem a turma com: a hora do sono, banho, lanche, atividades lúdicas complementando o que foi trabalhado com o pedagógico pela professora, a troca de fraldas e a janta.
São alunos que se encontram no início do estágio pré-operatório, por isso são frequentes as situações de conflitos pela marcação de território e a consolidação do “eu”. Onde são comuns; as mordidas, empurrões, beliscões, puxamento de cabelo, entre outros. As professoras posicionam-se no papel de mediadoras e organizadoras. O ciúme também é outro fator para as ocorrências desses conflitos.
A escola trabalha com o método natural baseado na teoria de Freney. As decisões, as iniciativas e as construções ativam das crianças são respeitadas, por meio de motivação e sensibilidade dos professores e toda comunidade escolar, que interagem para a aquisição e consolidação da aprendizagem significativa dos alunos. Portanto o trabalho pedagógico dentro da rotina escolar das crianças torna-se prazerosa.
As crianças permanecem na escola por tempo integral. Têm cinco refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche e janta. Com orientação da nutricionista. Se houver alguma criança com tolerância a algum tipo de alimento, é feita a substituição.
Os produtos de higiene são ótima qualidade, são usados de forma organizada, seguindo uma rotina diária. As trocas de fraldas são realizadas em tempo preciso sempre que há