Educação Infantil
Tema: Rousseau e suas contribuições às praticas pedagógicas
Jean Jacques Rousseau nasceu no dia 28 de junho de 1712 em Genebra (Suíça), e faleceu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, suas principais obras são “Discurso Sobre as Ciências e as Artes”, “Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens”, “Do Contrato Social”, “Emílio, ou da Educação”, e “Os Devaneios de um Caminhante Solitário”.
“O contrato social” e “Emilio, ou da educação”, são entre suas obras, as de maior conteúdo pedagógico. Por meio de delas discute sobre sistemas político, educacional, moral e religioso extraordinariamente questionador.
Rousseau tinha uma concepção de criança como um ser inocente e bom por natureza. Questiona ideias quês estavam perpetuadas na sociedade. Entre elas, a de que a criança é um adulto em miniatura e deve ser educada para os interesses do adulto e da vida adulta.
O filosofo iluminista criticou a escola de seu tempo, pois ele era contra a rigidez da instrução e o uso excessivo da memória. Rousseau defendia a ideia de que a educação não vem de fora, e sim é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza. Propôs a criança primeiro as brincadeiras e esportes. Depois na agricultura ( o primeiro emprego do homem) a criança estaria medindo, contando, pesando e comparando,além dessas atividades, a linguagem, o canto, a matemática seriam desenvolvidos como tarefas relacionadas com a vida.
A contribuição de Rousseau para a educação infantil é