sociedade, cultura e consumo
Questionário:
1) Conceito de consumo
R: Consumo é a aquisição de algo, bem ou serviço, mediante necessidade ou desejo, influenciado ou não por terceiros - pela mídia e pela sociedade. Em geral, o consumo de necessidades básicas, como fisiológicas e habitação não estão tão sob tanta influência quanto os desejos, que tendem a ser fruto de propagandas, ou de outra pessoa possuir aquele bem. Consumir é parte de uma cultura de diferenciação, atribui status e rótulo aos consumidores. Sofre influência social e cultural.
2) Sociedade de consumo e cultura de consumo
R: Como afirma o texto, definir sociedade de consumo não é simples. O texto também afirma que sociedade de consumo e cultura de consumo não devem ser apontados como sinônimos.
Podemos distinguir sociedade de consumo dizendo respeito à natureza da realidade social. Estudá-la significa buscar respostas para os processos sociais e subjetivos que estão na raiz da escolha dos bens e serviços, seus valores e práticas. Podemos vincular muito o termo sociedade de consumo à produção em massa, marketing e propaganda, num fator de estratificação social, com alta taxa de consumo e de descarte de mercadorias. A sociedade de consumo privilegia em sua análise os arranjos sociais, definindo mutuamente desejos e necessidades e organização social dos recursos disponíveis.
A cultura de consumo estuda como o consumo tornou-se o foco central da vida social. Valores culturais determinam que, onde vivemos, o consumo é a base da sociedade, porém, de um prisma positivo, a cultura de consumo afirma também que estamos num mundo (e num mercado) no qual temos plena autonomia, para escolhermos o que queremos consumir (soberania do consumidor). A cultura de consumo é a grande moral da sociedade atual definida pelo consumo a insaciabilidade (eterno desejo de consumir mais) e o consumo como a principal forma de reprodução e comunicação social.
A sociedade