educação infantil
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.
Nela sicomotora, visomotora, a Formação Social e Pessoal, Conhecimento de Mundo a criança desenvolve varias habilidades dentre elas as motoras grossa e fina, a Linguagem visual, oral e escrita, também a socialização o eu e o outro, entre outras habilidades. Portanto percebemos o quanto a educação infantil favorecem principalmente na construção do sujeito, na construção da identidade e da autonomia, das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.
Sabemos que Educação Infantil é o primeiro passo da educação de todas as crianças, requer o desenvolvimento de um trabalho significativo e de bastante