Mitocôndrias
O QUE É A MITOCÔNDRIA?
Mitocôndria (gr. mitos, filamento, e chondrion, partícula) é uma organela de forma arredondada ou alongada, presente no citoplasma das células eucariontes, e que exerce importante função na respiração aeróbia.
Possui um diâmetro aproximado de 0,5 a 1,0 µm, variando o comprimento desde 0,5 µm até 8 ou 10 µm.
A forma e a posição das mitocôndrias não são fixas: os movimentos e a posição intracelular das mitocôndrias são influneciados pela disposição do citoesqueleto, e, de modo geral, observa-se estreita relação entre essas organelas e as necessidades energéticas da célula.
CONSTITUIÇÃO DA MITOCÔNDRIA
As mitocôndrias são de constituição lipoprotéica.
As mitocôndrias contêm também pequena quantidade de DNA e as três variedades de RNA (RNAm, RNAt e RNAr).
A maior parte dos lipídios é formada por fosfolipídios, sendo o restante constituído por triacilglicerídeos e colesterol.
As proteínas são, em maior parte, enzimas, das quais se conhecem mais de 70; isto inclui todas as do ciclo do ácido cítrico e as da -oxidação dos lipídios. Além disso, as mitocôndrias contêm enzimas relacionadas com a síntese de proteínas, transaminação de aminoácidos, síntese de hormônios esteróides e com outros processos metabólicos.
COMPONENTES DA MITOCÔNDRIA
Membrana externa
Ultra-estrutura
Membrana interna
Espaço intermembranoso
Matriz mitocondrial
Membrana externa: 50% de lipídios e 50% de proteínas; apresenta maior fluidez e uma proteína chamada porina, que forma verdadeiros canais transmembrânicos, permitindo a passagam livre de íons e moléculas de até
10.000 daltons de peso molecular.
Membrana interna: 20% de lipídios e 80% de proteínas; maior seletividade dessa membrana à entrada dos mais diversos componentes, até mesmo de dimensões submoleculares, como os íons. Possui o fosfolipídio cardiolipina que contribui para dificultar a passagem de íons através da membrana mitocondrial interna.
COMPONENTES