Biomedina
Neste artigo falaremos sobre a coluna cervical, que é um sistema complexo de ossos, músculos, cartilagem e nervos projetados para suportar o peso da cabeça e permitir o movimento em diversas direções.
A coluna cervical começa na base do crânio e é composta por sete pequenos ossos denominados vértebras. A estrutura forma um corredor de proteção para a passagem da medula espinhal e das raízes nervosas que levam os sinais de e para o cérebro, os ombros, os braços e o tórax. Por fim vamos analisar algumas doenças da mesma.
03
2- Coluna cervical
A coluna cervical se localiza no pescoço entre a parte inferior do crânio e a superior do tronco no nível dos ombros, e é composta de sete ossos sobre postos, as vértebras. Estas estão unidas por estruturas chamadas ligamentos, músculos e por elementos que preenchem o espaço entre elas são os discos intervertebrais.
No interior da coluna cervical encontramos o canal vertebral por onde passa á medula espinhal, que comanda todos os nossos movimentos e sensações, ela é o nosso elemento de ligação corporal com o meio ambiente. Nesta região a medula emite oito raízes nervosas que se ramificam para a cabeça, pescoço, membros superiores, ombros e parte ântero-superior do tórax. A região cervical é dotada de grande mobilidade permitindo movimentos de 130° na flexão e extensão, rotação de 81° para cada lado e inclinação de 45º sobre os ombros. Devido a esta mesma mobilidade a coluna cervical sofre mecanicamente pelos esforços que é submetida no trabalho e na vida diária.
Figura 1: Região Cervical. Fonte: www.vertebrata.com.br
04
3- Cartilagem
A cartilagem articular é de vital importância principalmente nas articulações com grande amplitude de movimento, e suas principais funções são dissipar e transmitir as forças sobre as superfícies articulares, amortecer as cargas e providenciar um deslizamento adequado entre as superfícies articulares
3.1