Apollo 13
O ciclo celular compreende dois períodos fundamentais: a intérfase e a divisão celular. A maior parte do ciclo celular decorre na intérfase. A divisão celular é um processo relativamente rápido que ocorre em função das atividades da intérfase. Durante o ciclo celular, ocorre também a duplicação das organelas.
Intérfase
A intérfase é um período de atividade biossintética intensa, onde a célula dobra de tamanho e duplica seus cromossomos.
Mitose
É o processo de divisão celular onde uma célula dá origem a células filhas com quantidade de DNA e características genéticas iguais à célula original (clonagem de células). É uma divisão equacional.
A mitose é característica de células somáticas vegetais e animais. É também importante nos protozoários, bactérias algas, fungos, bem como nos vegetais que se reproduzem assexuadamente, produzindo progênies com herança uniparental.
A mitose é dividida em 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Meiose
A meiose é o processo de divisão que resulta na formação dos gametas. Neste processo, além da produção de células filhas com a metade do número de cromossomos (divisão reducional), estas são geneticamente diferentes da célula original. Estas duas características da meiose