Apollo 13
1. INTRODUÇÃO
O filme Apollo 13 (1999), baseia-se em fatos reais e mostra a situação vivida pelos astronautas em sua missão à Lua. O filme ocorre durante uma missão espacial corriqueira da NASA, três astronautas americanos a caminho de uma missão à Lua, onde de repente uma série de problemas sobrevêm a nave e os mesmos precisam retornar rapidamente à Terra, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. Além deste problema, mesmo retornando, a nave pode ficar seriamente danificada por não suportar o imenso calor na reentrada da órbita terrestre.
Caracterizada a situação de risco, Houston assume a liderança. Entretanto, toda a equipe de Terra se desorienta: as pessoas falam ao mesmo tempo e há poucos movimentos efetivos para a resolução do problema. Conflitos são desencadeados, inicia-se o processo de alternância da liderança. A situação se agrava e o clima passa a ser cada vez mais tenso. Diante de uma situação crítica, os tripulantes lutam contra o tempo e a adversidade mostrando assim, a dinâmica do grupo que nos é revelada pela situação vivida, como também pela dramaticidade do caso.
No decorrer desde episódio, veremos que serão abordados várias situações que ocorrem corriqueiramente no nosso dia a dia dentro de uma empresa. Sendo abordado assim, diversas questões de Gestão de Pessoas, tangendo o que diz respeito a liderança, o desenvolvimento organizacional e a dimensão humana na governança coorporativa.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Relato do filme O nosso desafio é baseado no filme Apollo 13 que mostra a saga de um astronauta que algumas vezes tentou ir a Lua, e que almejava muito isso. A explosão de um tanque de oxigênio, em pleno vôo à Lua, mudou o rumo da nave, impediu-lhes de chegar a seu destino e pôs suas vidas em grave perigo. A única esperança era utilizar o módulo lunar como veículo salva-vidas, empregar as escassas reservas de oxigênio e a energia que dispunham para tentar percorrer os 320 mil km