Apollo 13
1. PROJETO
1.1. Ambiente Macroeconômico da Época
Estados Unidos é um país capitalista, após a Segunda Guerra Mundial estava no poder e sua economia estava em alta. Em contrapartida a União Soviética tratava-se de um país socialista. Os dois blocos iniciaram uma disputa política, econômica e militar.
Nesse período os Estados Unidos era uma potência mundial, que defendia o sistema democrático, economia de mercado e o direito a propriedade privada. Enquanto a União Soviética possuía uma economia centralizada, onde o governo fechava e controlava a economia, não havia direito a propriedade privada, os meios de produção são de propriedade do Estado.
Os EUA encontrava-se em Guerra com o Vietnã, que recebia o apoio soviético, conflito esse em que os Estados Unidos saíram derrotados apesar de todo aparato tecnológico que detinham.
O programa Apollo teve início em meio a Guerra Fria, onde EUA e União Soviética defendiam duas posições a frente dos dois blocos que haviam sido originados.
Com isso o presidente John F. Kennedy apoiou o programa espacial americano e conseguiu aprovação do Congresso americano para liberação dos recursos necessários para que a NASA obtivesse sucesso no Programa Apollo.
Em 25 de julho de 1961 Kennedy disse ao Congresso: “É chegada a hora de empreender esforços maiores. É tempo de um novo empreendimento americano. Está na hora desta nação assumir a liderança na pesquisa espacial.”
1.2. Programa Espacial
Com o início da Corrida Espacial, em que EUA e União Soviética competiam para desenvolver tecnologia e programas de exploração espacial, foi criada a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), responsável pelo envio do homem a Lua, através do Projeto Apollo e outros programas de pesquisa espacial depois desse.
Projeto Apollo compreendeu as missões espaciais no período de 1961 a 1972. Teve seu ápice com a nave espacial Apollo 11 que pousou em solo lunar em 1969.
Após esse evento houve um