metodologia
1.1 Problema
A inovação contribuiu para a sustentabilidade?
1.2. Hipótese
Sim. O processo de inovação vem sendo um dos indicadores mais utilizados para avaliar a competitividade, uma vez que seus resultados se encontram vinculados à capacidade de acompanhar as mudanças e o desenvolvimento do mercado, bem como a criação e ocupação de novos mercados, ou seja, processo cada vez mais dinâmico. Assim sendo, para atender ao rápido processo de inovação tecnológica, há a necessidade de desenvolvimento contínuo de pesquisas e análises de mercado. Um ambiente propício para tal procedimento é a universidade, que deve buscar atuar em consonância com o setor produtivo, visando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Sim. O desenvolvimento sustentável é considerado um novo paradigma de desenvolvimento das nações, que busca integrar crescimento econômico, equidade social e preservação do meio ambiente natural, como elementos interdependentes de suporte ao desenvolvimento de longo prazo. A solução para os novos problemas está na inovação. O Estado também possui importante papel, pois pode contribuir com recursos e estímulos fiscais para desenvolvimento, inovação e sustentabilidade ou adotar uma política de estabilidade. Sim. Pois as respostas aos desafios da insustentabilidade ambiental, econômica e social virão em forma de novas idéias, comportamentos, métodos e processos. A estratégia de sustentabilidade da empresa se apóia na preocupação da sua participação no desenvolvimento local.
2. Definição da base teórica conceitual
2.1. O que já se sabe sobre o assunto?
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas.
“A inovação tem tomado um sentido mais amplo nos anos recentes, mas do que o desenvolvimento de novos produtos nas empresas e também a criação de