Debate
Um programa de debates tem como principal finalidade a exposição de ideias divergentes a respeito de um determinado tema, tentando situar o ouvinte e contextualiza – lo a respeito do mesmo, instigando a sua reflexão e o seu posicionamento.
As emissoras com pouco poder financeiro para produzir programas sofisticados estão optando por gêneros que não necessitam de grandes investimentos com são os casos dos Programas de Debate, que além de não necessitar de muitos recursos possibilitam o preenchimento de espaços na grade de programação.
Esse tipo de programa é uma forma de produção que permite à pequena emissora, com pouca disponibilidade financeira, cumprir a carga horária para produções locais, prevista pela legislação brasileira.
A função primordial de um programa de debate é dar às pessoas informações que serão indispensáveis para se tornarem livres , formar opiniões, influenciar seu crescimento intelectual além de ajudar –las a pensar, sempre levando em consideração a qual classe o programa é destinado. É sempre necessário ampliar a visão do público sobre o mundo e faze-los adquirir pontos de vista.
A escolha de uma boa pauta, que tenha um grande impacto no dia a dia da população é a primeira coisa que se deva ter para bom programa de debates. Depois é preciso colocar-se no lugar do telespectador e se questionar: o que eu gostaria de saber sobre esse assunto? De que modo tais fatos relevantes vão interferir na minha vida?
Salienta Almeida (2004) em seu artigo que são adjetivos de um programa de debate estabelecer conexões com o cotidiano, mostrar os fatos dentro do contexto em que aconteceram numa relação de causa e efeito não somente a curto, mas principalmente a médio e longo prazo. E isso só os programas de aprofundamento conseguem fazer. Sem eles, há um real empobrecimento de conteúdo do veículo, que o transforma em uma espécie de “papagaio”, repetindo notícias, sem levar a nenhuma reflexão