debate
O princípio de John Dewey retrata bem os dias de hoje, onde ele dizia que o educando teria que ter o seu próprio interesse pessoal para se desenvolver melhor em suas atividades.
Através desse objetivo, surgiram várias ideias para o desenvolvimento de novos materiais didáticos, e assim, ajudar os alunos à terem uma melhora em seu desenvolvimento escolar, pois o aluno passou a aprender melhor e ter maior interesse pessoal nas suas atividades e com isso, desenvolvendo suas responsabilidades.
Como vimos também, Maria Montessori, que foi uma excelente educadora e pioneira em desenvolvimento dos materiais didáticos, teve ideias maravilhosas para ajudar o desenvolvimento do aluno, criando diversos métodos ativos, que são usados até hoje.
Isto ocorreu também com William Heard Kilpatrick, que desenvolveu um projeto criativo e muito inteligente, que ajudou os alunos à descobrirem maior interesse e traçarem metas à serem atingidas em suas atividades.
Em sua teoria, o aluno deve ter seus propósitos definidos e mover-se dentro desses propósitos, pois são deles, e não do professor, causando assim, o desenvolvimento de sua imaginação.
Outro teórico importante, foi Ovide Decroly, que usava um método de aprendizagem que acreditava que através da participação pessoal, familiar, da comunidade, e do ambiente, ajudaria o aluno a se desenvolver, pois defendia que o aprendizado não está só no ambiente escolar, mas por todos os lados, em todos os ambientes e meios, ou seja, a criança aprende com tudo aquilo que convive, lendo esse aprendizado para a sala de aula, onde o professor irá extrair do aluno esse aprendizado adquirido.
Já Edouard Claparède, defendia que o aluno tinha a capacidade de trabalhar com sua mente e pensar interiormente antes de estabelecer ou