educação infantil
Identificação:
1. Local: Escola Municipal José Jesus Cavalcante Duração: 4 hrs aulas. Observação 2hrs aula e regência 2 hrs aula.
2. Discentes: Caroline Trindade Martins e Zenaide Geraldi de Almeida Faedo
Carolinetrindademartins@bol.com.br
Faedo_@hotmail.com
3. Caracterização da proposta técnica: 3.1Titulo O surrealismo de René Magritte, e sua forma de impressão irreal das imagens do nosso cotidiano. 3.2 Apresentação: Com objetivo de consolidar a política de estágio da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro) este projeto pretende-se desenvolver uma prática pedagógica enfatizada em teorias adquiridas no decorrer dos três primeiros anos do Curso de Arte-Educação, a aplicação do estágio em sala se deu devido às necessidades imposta pela legislação curricular, devido a isso, o estudo da Arte teve ênfase nas diversas linguagens artísticas possibilitando a intervenção do conhecimento cultural e social do aluno. Em seus estudos Ana Mae Barbosa coloca que:
“A Arte na Educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual. Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada”. (Barbosa, 2003, p. 18).
Essa concepção consiste em definir que o estudo da Arte uma vez colocado em prática permite que o aluno desenvolva e conheça os conteúdos: históricos, sociais e culturais de uma sociedade independente do espaço temporal e geográfico em que vive.
3.3 Objetivo Geral: Apreciar os conceitos da Arte e inserir os alunos no mundo das impressões artísticas surreais.
3.4 Objetivos específicos:
Enfocar os conceitos surrealistas adotados pelo René Magritte