educação infantil
Identificação
1 – TEMA
Inclusão social na escola.
1.1 – DELIMITAÇÃO DO TEMA
A inclusão social na educação especial.
2 – PROBLEMATIZAÇÃO
Qual as necessidades para formação de um educador especial?
3 – JUSTIFICATIVA
Analisar o processo de inclusão dos alunos com deficiência na rede de ensino para compreender os aspectos ou fatos que contribuem para integração dos mesmos em turmas regulares.
A realização deste trabalho justifica-se pela dificuldade que as escolas vêm enfrentando na inclusão social de alunos portadores de deficiências físicas. Este trabalho visa mostrar que a formação necessária para os professores que irão trabalhar com os alunos especiais.
4 – OBJETIVO
4.1 – OBJETIVOS GERAIS
Este estudo tem como objetivo principal mostrar as dificuldades a serem enfrentadas pela escola.
4.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Buscar definir as necessidades para a formação de um educador especial.
* Buscar definir métodos para preparar os alunos normais para receber os alunos com necessidades especiais.
5 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
A inclusão social das pessoas com deficiências significa torna-las participantes da vida social econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do Poder Político.
Segundo a Lei nº 9.394/96, delega à família, à escola e à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta para todos, que exige a inclusão de portadores de necessidades especiais na escola.
Com base nos autores Prado e Marostega
“Se no passado, o indivíduo com algum comprometimento era banido da sociedade através da morte, hoje, este tipo de eliminação não é mais praticado, porém uma exclusão sutil acontece através das instituições, como cadeias, asilos e tantas outras que foram criadas com este objetivo: segurar o ‘diferente’ da sociedade.”
.
6 – METODOLOGIA
Na elaboração deste trabalho a metodologia utilizada por